O Departamento de Ciência da Computação foi um dos pioneiros da área de Computação no Brasil e um dos primeiros a oferecer um curso de graduação na área. Na última década, o DCC cresceu, contratou mais de 20 docentes, criou novos cursos de graduação e de pós-graduação e tem merecido o reconhecimento de seus pares na Computação, nas mais diversas subáreas, em função dos resultados e conquistas de seus docentes e estudantes de seus cursos. Nos últimos 15 anos, o corpo docente do DCC cresceu, em termos quantitativos e qualitativos: saiu de 20 professores, sendo apenas 1 doutor, para 43 professores, sendo 36 doutores — um crescimento talvez sem precedentes no cenário nacional. Tal crescimento pode ser observado pela atuação do DCC nos três eixos básicos da Universidade, a saber, Ensino, Pesquisa e Extensão.

No eixo de Ensino, o DCC oferecia apenas um curso de graduação, o Bacharelado em Processamento de Dados e disciplinas básicas de introdução à programação para diversos cursos da UFBA; atualmente, oferece três cursos de graduação — o Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), com 503 alunos, o Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), com 201 alunos, e a Licenciatura em Computação (LC), com 66 alunos — e três programas de pós-graduação — o Programa Multi-institucional em Ciência da Computação (PMCC), com 146 alunos, o Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica, com 97 alunos e o Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PGCOMP), criado em 2014, com 59 alunos. Além disso, o DCC oferece disciplinas de conteúdo específico para os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Automação, BI de Ciência & Tecnologia, e cerca de 500 vagas em disciplinas de programação para diversos cursos da UFBA.

Nos eixos de Pesquisa e Extensão, alguns resultados concretos podem ser mencionados, a saber, a criação do Centro de Pesquisas Fraunhofer-UFBA, abrigado no Parque Tecnológico da Bahia; o Programa Onda Digital, programa permanente de extensão que comemorou 10 anos em 2014; o Programa de Ações Pedagógicas para Formação de Professores de Computação; diversos grupos de pesquisa reconhecidos, premiações em âmbito nacional, como na Maratona de Programação, artigos premiados em eventos nacionais e internacionais, organização de congressos nacionais e internacionais em diversas áreas, participação em INCT — por exemplo, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software (INES). O DCC oferece atualmente três atividades permanentes de extensão: o Programa Onda Digital (Onda Digital), o Programa de Ações Pedagógicas para Formação de Professores de Computação (PROFCOMP) e a Especialização Avançada em Sistemas Distribuídos; entre outras atividades/projetos de extensão, como o Game DevDay, evento sobre tecnologias para desenvolvimento de jogos digitais; o Atlas Linguístico do Brasil, em parceria com o Instituto de Letras e a Empresa Júnior de Informática (InfoJr UFBA). Ao longo dos anos, docentes do DCC tem organizado eventos regionais, nacionais e internacionais, e participado de projetos de extensão voltados para a sociedade baiana. Em particular, o Onda Digital, desde 2004, tem proporcionado uma participação ativa da UFBA dentro da sociedade baiana em prol da inclusão sociodigital. O Onda Digital tem realizado  ações em educação digital com a oferta de cursos de Informática Básica, Iniciação a Programação de Computadores, oficinas de lixo eletrônico e oficinas itinerantes para discussão de temas relacionados à interferência dos avanços das tecnologias digitais na sociedade, além de abrigar projetos voltados para a inserção da tecnologias digitais da informação e comunicação nas escolas.

O DCC também tem fomentado a área de Computação em diversos setores da sociedade e apoiado diretamente ações para o seu fortalecimento. Recentemente, quatro professores foram cedidos para novas universidades instaladas na Bahia (UFSB e UFOB), e uma professora foi cedida para a Assessoria de TI da Reitoria da UFBA.  Em síntese, hoje temos um corpo docente diversificado, bem qualificado e que nos orgulha.

Responsáveis

Chefe: Ivan do Carmo Machado