18 out

A estudante de Licenciatura em Computação, Tânia Rocha, apresentou hoje (18/10/2018) no Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão UFBA 2018 um trabalho sobre suas atividades como bolsista do NEX-IME no período entre junho de 2017 e maio de 2018. Confira abaixo dados da apresentação.

TRABALHO: NÚCLEO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA UFBA

Área: INTERDISCIPLINAR ENGENHARIA, TECNOLOGIA E GESTÃO

AUTOR(ES): TÂNIA CRISTINA DOS SANTOS ROCHA, ANDREA ANDRADE PRUDENTE

Resumo: Com base no conceito de indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa nas Universidades Brasileiras incluído à Constituição Federal de 1988, a extensão universitária foi definida, no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras em 2012, como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade. Na Universidade Federal da Bahia (UFBA) essa interação com a sociedade é desejada e prevista em seus instrumentos normativos, como em seu Estatuto de 2009 que inclui a manutenção da Universidade aberta à participação da população, promovendo amplo e diversificado intercâmbio com instituições, organizações e movimentos da sociedade. O Instituto de Matemática e Estatística (IME), unidade partícipe desta Universidade, por compartilhar deste mesmo desejo cria o Núcleo de Extensão do Instituto de Matemática e Estatística (NEX-IME) com o intuito de fortalecer e divulgar as ações de extensão do IME e satisfazer as necessidades de seus servidores em relação ao desenvolvimento destas ações. O NEX-IME é composto por uma Coordenação e três Comitês: Administrativo, de Avaliação e de Comunicação. Para compor os Comitês visando atender aos objetivos do Núcleo, este conta com a participação de servidores docentes e técnico administrativos do IME, além de um estagiário de um dos cursos alocados no IME, a qual fui selecionada por meio de Projetos Especiais PROGRAMAS DE EXTENSÃO Congresso da UFBA 2018 | Caderno de resumos 699 edital interno, como discente do Curso de Licenciatura em Computação, para o período compreendido entre junho de 2017 até maio de 2018. Como um membro articulador deste processo, auxilio a Universidade e a Comunidade do IME em suas relações. Atuo no apoio às diversas atividades pertencentes ao NEX-IME, tais como: organização, sistematização e acompanhamento das atividades dos Comitês e da Coordenação, na comunicação e no apoio às relações entre o IME e a sociedade. Em conformidade com o edital interno de seleção, foi estabelecido em reunião com a atual Coordenadora do Núcleo, o plano de trabalho do estagio, o qual definiu minhas atividades, o cronograma de trabalho e os dias dos encontros de orientação. Estas atividades são: auxiliar na elaboração do Regulamento do Núcleo, criar e manter atualizada páginas e sites da internet do NEX-IME; administrar conta de e-mail arquivar documentações produzidas nas atividades de extensão; registrar reuniões promovidas dentro do Núcleo; manter atualizada as informações e o estado referente a cada ação de extensão com a criação e manutenção de um banco de dados com todas as ações de extensão do IME registradas no SIATEX desde 2009; orientar os proponentes e a comunidade, esclarecendo o processo e sanando dúvidas. Com estas diversas atividades poderei identificar e aprimorar competências e habilidades, garantindo assim uma formação não só baseada nas teorias, mas também nas experiências adquiridas através deste contato mais direto com a comunidade do IME e a sociedade. Além disso, estou sendo estimulada a estudar conteúdos futuros da ementa do curso, como por exemplo: linguagens de programação voltadas à web, bem como a compreender mais os instrumentos normativos da Universidade.

Palavras-chaves: Núcleo de extensão, Instituto de Matemática e Estatística, IME