15 out

“O Instituto desde a sua fundação vem contrariando as expectativas das representações sociais as quais mantém uma visão patriarcal em relação às mulheres nos espaços das Ciências Exatas e Tecnológica.

O Instituto nasceu graças à tenacidade de duas mulheres que por amor e idealismo aos estudos matemáticos articularam e fundaram este espaço.

Suas histórias revelam que apesar de todas as artimanhas, de todos os entraves que permearam suas trajetórias profissionais, elas não se abateram, construíram e consolidaram o IME, como “sujeitos” do conhecimento. Elas foram as agentes sociais que fizeram a Matemática acontecer e, proporcionaram para a nova geração a existência de um Instituto de Matemática e Estatística com vida própria e, pronto a enfrentar as diretrizes do novo século.

Elas provaram e continuam provando que “biologia não é destino.” Merecem aplausos, pois, construíram com mérito uma trajetória profissional e de vida digna de reconhecimento.”

Texto da Professora Márcia Barbosa de Menezes, que conduzirá o evento.