20 jul

MATF89 https://forms.gle/MwQjVuP7ALt2JuX69

MATF55 https://forms.gle/cxLDq57xAqzWSqN46

Informações das ACCS

A ACCS Estatística e Hortas Domésticas (MATF89) visa definir os conceitos de Agricultura Urbana, de hortas urbanas (comunitárias, institucionais, privadas e domésticas), de planejamento de experimentos para construção de uma horta doméstica em espaço reduzido, de alimentação saudável redução de resíduos e planejamento para construção de uma horta urbana, além de elaborar e oferecer oficinas para a comunidade de construção de hortas.

A ACCS Estatística e cidadania no mapeamento de comunidades (MATF55) visa contribuir em identificar as características e os principais problemas das comunidades sob o ponto de vista dos moradores. Assim, o objetivo principal é realizar um levantamento da comunidade, por meio de coleta e análise de dados obtidos com a aplicação de questionários aos moradores das comunidades da região metropolitana de Salvador. Além de mapear a comunidade com informações de comércio, espaço religioso, espaço educacional.

Planos de trabalhos

Monitor Bolsista para MATF89 – Plano “Horta doméstica em espaço reduzido”

A proposta é construir uma horta comunitária com mudinhas utilizando material que seria descartado, como cascas de ovos, caixa de leite, lata de conserva, dentre outros. O bolsista selecionado terá a oportunidade de estudar conceitos de plantio de diferentes culturas, além de estudar os conceitos de planejamento de experimento e de análise e interpretação dos resultados. As análises estatísticas serão realizadas com a utilização de softwares e de planilhas eletrônicas.

Monitor Voluntário para MATF89 – Plano 1: “Compostagem doméstica e embalagens recicladas”

A proposta é construir uma composteira e plantar em embalagens recicláveis. Atualmente existe grande preocupação com a quantidade de resíduos descartados, sejam eles orgânicos, recicláveis ou não. Reduzir o descarte destes resíduos é de grande importância para o meio ambiente. O aluno selecionado terá a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em compostagem e redução de descarte de resíduo inorgânico, além de conscientizar a população da quantidade de itens que descartamos e que poderiam ser reutilizados.

Monitor Voluntário para MATF89 – Plano 2: “Horta doméstica e alimentação saudável”

A proposta é mostrar que é possivel ter uma alimentação saudável e de boa qualidade. Hoje em dia é comum ver nas mesas alimentos processados e/ou com grande quantidade de agrotóxicos, o que interfere na saúde da população. É possível se alimentar de maneira saudável, com itens produzidos na horta. Além disso, cuidar de uma horta traz diversos benefícios para a população, como interação com os membros da família e/ou vizinhos, …

Monitor Bolsista para MATF55 – Plano “Redes Sociais – ACCS MATF55”

A proposta é criar rede social para ACCS MATF55 buscando divulgar o trabalho que é realizado nas comunidades. Após definir qual rede social é mais adequada para divulgar esta ACCS, será necessário criar material para postagens semanais. Este material será composto pelo registro das atividades realizadas pela ACCS, entrevistas com moradores e com alunos.

Monitor Voluntário para MATF55 – Plano “Conhecendo uma comunidade usando estatística”

Durante a ACCS: Estatística e cidadania no mapeamento de comunidades são desenvolvidas as seguintes atividades: elaborar questionário, aplicar questionário na comunidade, analisar dados e escrever relatório. Em todas estas atividades, jovens da comunidade atendida participarão. Sendo assim, o monitor deverá auxiliar os jovens das comunidades e os estudantes no que tange a realização destas atividades, inclusive, uso das ferramentas computacionais: google forms, planilha eletrônica, software R.