• out

Time: 19h às 20:20

Location: IME, Auditório Maria José Zézé de Oliveira

Tema: Negras e Negros na Computação da UFBA: desvelando desafios e buscando soluções para permanência estudantil

Resumo: No momento serão apresentados os resultados brutos do questionário aplicado ao corpo discente dos cursos de computação da UFBA para levantamento das dificuldades encontradas por esses estudantes, como eles se integram às políticas de ações afirmativas e às demais atividades universitárias curriculares e extracurriculares. Aproveitaremos o momentos para discutir sobre a presença negra e feminina, bem como os desafios que os estudantes enfrentam para permanecerem e concluírem seus cursos de graduação em computação na UFBA.

Sobre: O projeto nasceu de uma oportunidade de concorrer, em 2016, ao Concurso de Pesquisa Negras e Negros nas Ciências, promovido pela Fundação Carlos Chagas, com recursos da Fundação Ford. A partir de então, temos iniciado um percurso de descobertas e desafios ao tentar desvelar e entender a participação de negras e negros nos cursos de computação da UFBA, resgatando aspectos acadêmicos, políticos, subjetivos e das relações interpessoais. O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Ecivaldo Matos (DCC/IME/UFBA).