O Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) passou a ser assim chamado em 1996, tendo sua origem no Bacharelado em Processamento de Dados. Esse foi o primeiro curso de graduação na área de Computação oferecido no país, autorizado em 09 de novembro de 1968 pelo Conselho Universitário. Suas atividades foram iniciadas em 03 de março de 1969 e foi reconhecido em 24 de julho de 1978, no Decreto 82.027 DOU, Conselho Federal de Educação.

O objetivo do Bacharelado em Ciência da Computação é fornecer aos alunos uma formação sólida sobre os conceitos fundamentais indispensáveis para a compreensão de problemas relacionados com a teoria e a prática da Computação. Adicionalmente, apresenta conceitos fundamentais de matérias tecnológicas, permitindo ao aluno tanto uma formação de base científica, como preparando-o para atuar no mercado de trabalho. Egressos do curso podem atuar tanto em Ciência da Computação como em áreas que não possuem Computação como objetivo fim. Exemplos de áreas de atuação dos egressão são desenvolvimento de sistemas, engenharia de software, desenvolvimento web, tecnologias avançadas de sistemas de automação, robótica, sistemas ciberfísicos, sistemas embarcados e sistemas biométricos, dentre vários outros.

Em seus primeiros anos de funcionamento, o curso recebia 30 alunos por ano. A partir de 1996, passou a receber 35 alunos por semestre e, a partir de 2009, 45 alunos por semestre.

Desde 2015, o curso de Ciência da Computação participa de uma cooperação com universidades francesas para dupla diplomação de estudantes, por meio do projeto BRAFITEC, aprovado em Edital CAPES. Em 2015 um aluno já iniciou sua dupla-diplomação na Universidade de Toulouse, na França.

Colegiado de Ciências da Computação (Bacharelado)
Coordenação: Luciano Rebouças de Oliveira
Vice-Coordenação: Rubisley de Paula Lemes

Link do BCC e Link do plano pedagógico.