14 set

Resolução de Problemas com o GeoGebra

Author: Vinícius Mello

A resolução de problemas sempre foi um elemento essencial no ensino e na aprendizagem de Matemática, mas, ao menos desde o trabalho seminal de G.Pólya em “A Arte de Resolver Problemas”, a resolução de problemas tem adquirido um papel central nos currículos de Matemática, haja vista a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de Matemática que diz que “os estudantes devem desenvolver habilidades relativas aos processos de investigação, de construção de modelos e de resolução de problemas” para que seus propósitos sejam alcançados. Um outro aspecto muito caro a BNCC é a utilização de recursos tecnológicos no ensino de Matemática, tais como calculadoras, planilhas e traçadores de gráficos. O objetivo deste curso é mostrar como conciliar a metodologia de resolução de problemas com o uso do GeoGebra, aplicativo livre que reúne todas as ferramentas tecnológicas necessárias ao estudo de Matemática, para um público amplo, podendo ser útil tanto a professores quanto a estudantes em geral, num formato EaD, ideal para o momento. O curso está dividido em dois módulos:

• Módulo 1 – de 15/09 à 15/10 – Neste módulo, voltado para um público amplo, sem necessidade de inscrição, apresentaremos os principais recursos do GeoGebra, sempre que possível utilizando problemas motivadores. Trabalharemos conteúdos relacionados às disciplinas iniciais de Matemática do Ensino Superior: funções, gráficos, derivação, integração, cônicas, quádricas, vetores, matrizes etc.
  • Módulo 2 – de 20/10 à 19/11 – No segundo módulo, voltado para alunos e professores de Matemática, trabalharemos a Metodologia de Resolução de Problemas, dentro dos moldes propostos pelas professoras Yuriko Baldin e Aparecida F. Silva, mas utilizando o GeoGebra. Aqueles que frequentarem este segundo módulo poderão receber um certificado de 20h de curso de extensão.

Os encontros remotos acontecerão duas vezes por semana, às 18:30h, todas as terças e quintas, no canal do YouTube https://www.youtube.com/c/ViniciusMello

Mais informações em: https://www.geogebra.org/m/bnerh9kn