02 ago

Nos dias 27 e 28 de julho, ocorreu no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) o “Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas”. O evento propõe estimular a inclusão e permanência das mulheres na carreira científica em matemática. Membros da comunidade UFBA e, especificamente, IME, entre professoras, ex-professoras e ex-alunas, participaram do evento.

Participantes do evento.

Comissão Organizadora e equipe de apoiadoras.

Simone Moraes, professora do IME-UFBA, participou da Comissão Organizadora do EBMM “Encontro Brasileiro de Mulheres Matemáticas”, além de ser idealizadora, e coordenadora da curadoria da exposição “Um Olhar Singular: Contribuições de mulheres à matemática brasileira”. A exposição contou com a colaboração de Verena Santana, estudante da EBA-UFBA e estagiária do IME. Na exposição, foram homenageadas várias matemáticas, inclusive as ex-professoras do IME Arlete Cerqueira Lima, Elinalva Vergasta de Vasconcelos e Martha Maria de Souza Dantas.

Ex-professoras do IME, homenageadas na exposição.

Da esquerda para a direita, Manuela Souza e Simone Moraes, professoras do

IME-UFBA, Sônia Guimarães, professora do ITA e primeira doutora negra

em física do Brasil e Elen Deise Assis Barbosa, professora do IME-UFBA.

A professora Manuela Souza apresentou dois trabalhos no Evento, “Identidades polinomiais para álgebras não associativas”, na apresentações de jovens pesquisadoras e “Matemáticas Negras: quem são? Onde estão?”, na Sessão Panorama – Iniciativas para Inclusão. A professora também foi coordenadora da mesa redonda “Diversidade na Ciência Brasileira”, na qual a professora Bárbara Carine Soares Pinheiro do Instituto de Química da UFBA falou sobre o tema “Mulheres nas ciências e na matemática: desconstruindo mitos sobre a intelectualidade feminina”.

Professora Manuela Souza.

Professora Bárbara Carine Soares Pinheiro.

Márcia Barbosa, mais uma professora do IME-UFBA, lançou seu livro “A Matemática das Mulheres”, sobre a história das mulheres fundadoras do Instituto de Matemática da UFBA.

Professora Márcia Barbosa, apresentando seu livro.

Vanessa Ramos, nossa ex-aluna de graduação e mestrado, hoje membro da UFMA, apresentou na sessão de jovens pesquisadoras o tema “Sobre os Estados de Equilíbrio em Teoria Ergódica”.

Vanessa Ramos, na sessão de jovens pesquisadoras.