03 set

Discentes do BI em artes da UFBA produzem vídeo sobre a Feira Agroecológica da Reforma Agrária, que acontece na UFBA. Confira o vídeo e o texto de divulgação criado pelos discentes.

“Trata-se de um vídeo produzido pelos alunos do BI em artes da UFBA, semestre 2018.1, sobre a Feira Agroecológica da Reforma Agrária.

A Feira Agroecológica da Reforma Agrária, que ocorre todas as quartas-feiras ao lado do Instituto de Biologia, no Campus de Ondina da UFBA, no horário das 8:00 às 15:00 horas, faz parte de projeto de extensão que vem sendo realizada desde abril de 2014. Nesta proposta de extensão estamos propondo algumas atividades para a trocas de saberes acerca do tema da agroecologia e do meio ambiente.

O pedido de divulgação surge da necessidade de fortalecermos tal projeto, sobretudo, diante de tais cenários sociopolítico-econômico do Brasil. No qual a aprovação de projetos, como o PL 6.299/2002, também conhecido como “PL do Veneno”, onde representa uma flexibilização perigosa das regras de controle dos agrotóxicos no Brasil, e traz consigo o risco potencial de insegurança alimentar, dentre outros agravantes, uma vez que diversos estudos científicos demonstram que os agrotóxicos causam diversos tipos de doenças, dentre elas, o câncer. O Projeto de Extensão também promove a possibilidade de camponeses assentados em áreas de Reforma Agrária do MST poderem comercializar os seus produtos, sem atravessadores.

A Extensão Universitária, onde a Universidade,  junto às comunidades, busca a troca de saberes, produção e disseminação de conhecimentos, na qual a articulação dos conhecimentos científicos da Universidade, advindo do ensino e pesquisa com as comunidades, possa promover possíveis transformações de tais realidades socais.”